Segunda à Sexta-Feira das 07h30 às 17h

CAPS realiza palestra sobre Saúde Mental

 

Publicado em: 12/01/2022 08:39 | Fonte/Agência: http://www.blogdomarcosjunior.com.br/2021/12/caps-realiza-palestra-sobre-saude-mental.html | Autor: MARCOS JUNIOR

Whatsapp

 

 

As profissionais do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS II) apresentaram na última semana uma palestra aos profissionais dos 22 municípios da região sobre a “Estratificação de risco em Saúde Mental”. A ação foi apresentada pela médica Maria Carolina, a terapeuta ocupacional Janaina Albuquerque e a enfeira Sibelli.

A estratificação de risco é uma estratégia para identificar as necessidades de saúde dos usuários da Rede de Atenção à Saúde (RAS), no qual o indivíduo possa necessitar de níveis diferentes de atenção conforme a duração e a urgência da condição de saúde mental.  A estratificação possibilita qualificar o compartilhamento do cuidado entre os diferentes pontos de atenção fornecendo recursos clínicos para que os usuários tenham acesso ao cuidado oportuno e adequado. A realização foi uma parceria com a 19ª Regional de Saúde e a coordenadora de Saúde Mental Claudia Mazza.

CAPS

O Projeto do CAPS é uma ação do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI) e foi instituído em 2004 e atualmente são desenvolvidas oficinas terapêuticas como: “Cuidando do cuidador”, “atividade física”, “horta e jardinagem”, “pedagogia”, “artesanato” e “expressiva” que auxiliam no cotidiano dos pacientes.

A equipe oferece assistência diária com equipe multiprofissional objetivando substituir as internações psiquiátricas. A busca de recuperação por meio da integração social, autonomia e manutenção da saúde mental com um tratamento de forma humanizada.